João Silveira nomeado Conselheiro Diplomático para Assuntos Europeus no Parlamento Europeu

Idanha-a-Nova

João Silveira nomeado Conselheiro Diplomático para Assuntos Europeus no Parlamento Europeu

O jovem idanhense por adopção, desde a sua infância, João Ricardo Castel-Branco da Silveira foi convidado pela recém-eleita Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola (de nacionalidade maltesa) para integrar o seu gabinete, desempenhando as funções de Conselheiro Diplomático para Assuntos Europeus (“Sherpa”) e Coordenador (“Team Leader”) para as Relações Interinstitucionais com o Conselho Europeu, Conselho (Estados-Membros), Comissão Europeia, Comité das Regiões e Comité Económico e Social.

João Silveira é filho de Maria Teresa Castel-Branco da Silveira e do conceituado Médico Gastrenterologista, João José Castel-Branco da Silveira, falecido em setembro de 2020.

O novo Conselheiro Diplomático para Assuntos Europeus tem 44 anos de idade, é casado e pai de quatro filhos. Depois de realizar os seus estudos primários e secundários entre Idanha-a-Nova e Castelo Branco, licenciou-se em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Lisboa e pós-graduou-se em Direito Europeu pela Faculdade de Direito da mesma Universidade.

Sendo diplomata de carreira desde maio de 2005, João Silveira iniciou a sua carreira uns anos antes, em 2001, ao realizar um estágio no Ministério dos Negócios Estrangeiros. No ano seguinte, assumiu as funções de Adido na Missão das Nações Unidas em Timor-Leste (UNTAET), passando depois para Adjunto Diplomático do Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta (Prémio Nobel da Paz). Desde essa data, destacam-se os seguintes cargos:

  • Adjunto Diplomático do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus (2003-2005);
  • Membro do Gabinete do Diretor-Geral para os Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros (2005 – 2008);
  • Secretário de Embaixada na Embaixada de Portugal em Madrid (2008 – 2012), tendo sido Presidente do Corpo Consular em Madrid (2009-2011);
  • Conselheiro Político na Delegação da União Europeia em Moçambique (2012 – 2013);
  • Chefe de Gabinete Adjunto e Adjunto Diplomático do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, responsável pelo acompanhamento de assuntos europeus, relações com África e América Latina (2013-1015);
  • «Chefe de Divisão» África na Direção-Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros (2015 – 2016);
  • Consultor para as Relações Internacionais de Sua Excelência o Presidente da República, responsável pelo acompanhamento de assuntos europeus e relações com as Instituições da União Europeia (2016-2017);
  • Conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas, desempenhando as funções de Coordenador do Departamento responsável pelas relações com o Parlamento Europeu e Delegado Nacional ao Grupo de Assuntos Gerais (2017-2022).

Foi nestas últimas funções que se destacou, sobretudo durante a última Presidência Portuguesa do Conselho (primeiro semestre de 2021), nas relações com o Parlamento Europeu, o que terá motivado o convite agora recebido.

O Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, saúda o promissor jovem diplomata idanhense João Silveira e formula votos para que com o seu árduo labor e reconhecida dedicação contribua para uma Europa mais justa, solidária e fiel aos seus valores e à sua herança cristã.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova com as tags , , . ligação permanente.