Câmara de Idanha-a-Nova adquire Lagar da Zebreira

Câmara de Idanha-a-Nova adquire Lagar da Zebreira

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova celebrou um contrato de promessa de compra e venda para aquisição do Lagar da Zebreira com vista a disponibilizar este espaço aos produtores de azeite.

O objetivo é investir em património que permita consolidar e reforçar a atividade económica desenvolvida no concelho de Idanha-a-Nova”, afirma Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal.

A aquisição do Lagar da Zebreira e respetivo equipamento, no valor de 260 mil euros, será uma mais-valia para os produtores de azeite e representa um investimento estratégico num sector criador de riqueza e emprego.

A exploração do Lagar deverá ser protocolada com uma entidade orientada para o efeito, de forma a potencializar a produção de azeite, uma atividade económica de relevância para o concelho de Idanha-a-Nova.

O sector olivícola tem uma importância histórica neste concelho, por via das suas condições edafoclimáticas.

Recorde-se que Idanha-a-Nova, a primeira Bio-Região em Portugal, prepara uma candidatura à FAO para reconhecimento do olival tradicional como SIPAM. Os SIPAM – Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial são sistemas e paisagens notáveis, ecossistemas naturais transformados que refletem a evolução cultural da humanidade, a diversidade dos seus conhecimentos e a relação que desenvolveram com a natureza e a biodiversidade.

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Idanha-a-Nova com as tags , , . ligação permanente.