Dia Mundial da Diabetes Município da Sertã iluminou Paços do Concelho de azul

Dia Mundial da Diabetes

Município da Sertã iluminou Paços do Concelho de azul

Na noite de 13 para 14 de novembro, o edifício dos Paços do Concelho da Sertã, localizado no cimo da vila, esteve iluminado de azul. Deste modo, o Município da Sertã associou-se à comemoração do Dia Mundial da Diabetes, numa iniciativa promovida pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.

A efeméride tem como objectivo sensibilizar a população para a doença e para a prevenção da Diabetes, surgindo como resposta ao alarmante aumento de casos. De acordo com o estudo IDF Diabetes Atlas, divulgado este mês pela Federação Internacional da Diabetes, mais de 537 milhões de adultos em todo o mundo padecem da Diabetes, o que se traduz num aumento de 16% face às anteriores estimativas (de 2019). Em 2019, de acordo com um relatório da OCDE, Portugal era o segundo país com uma maior taxa de prevalência da Diabetes na União Europeia, com cerca de 9,8% dos adultos a padecer da doença. A doença traduz-se na incapacidade do organismo em regular os níveis excessivos de açúcar no sangue quando o pâncreas não consegue produzir insulina.

O Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, foi instituído em 1991 pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde, em memória da data de aniversário de Frederick Banting, responsável pela descoberta da insulina (hormona que regula o açúcar no sangue) em 1922, juntamente com Charles Best. Refira-se que, em 2007 a Organização das Nações Unidas adoptou como símbolo da campanha um círculo azul que representa a unidade e reflecte a cor do céu e da bandeira da ONU.

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Sertã com as tags , , . ligação permanente.