XII CONGRESSO DA APLOP em Luanda

XII CONGRESSO DA APLOP em Luanda

A 15 e 16 de Novembro, Luanda volta a ser a Capital dos Portos de Língua Portuguesa

Segunda e terça-feira, 15 e 16 de Novembro, a Associação dos Portos de Língua Portuguesa promove o seu XII Congresso, desta feita em Luanda, com a capital angolana a receber de novo uma reunião magna da APLOP.

O evento, em modo presencial e online, vai decorrer na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAAP), abrindo com as intervenções de Miguel Matabel (Presidente da APLOP), Alberto Bengue (Presidente da APANG – Associação dos Portos de Angola), Ricardo Viegas D´Abreu (Ministro dos Transportes de Angola), e de Zacarias da Costa (Secretário Executivo da CPLP). A reunião magna integra quatro painéis, sendo encerrada por Carlos Fernandes Borges, Secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário do Governo de Angola.

“Inovação e Digitalização ao serviço da competitividade portuária”, “A Resiliência dos Portos da CPLP e os Desafios da Descarbonização da Economia”, “O Direito Portuário nos Países da CPLP” e “Internacionalização dos Portos dos Países de Língua Portuguesa” são os temas dos quatro painéis do XII Congresso, que congregam perto de uma vintena de oradores e moderadores.

A organização disponibiliza um hotsite dedicado a esta reunião magna da APLOP. Em http://congresso-luanda2021.aplop.org/ , os cibernautas são convidados a percorrer as diversas etapas da vida da instituição, desde o período pré-fundacional até aos dias de hoje.
As notícias sobre as reuniões referidas são complementadas com a disponibilização de um acervo considerável e de grande utilidade para os parceiros do sector marítimo-portuário: mais de uma centena de ficheiros powerpoint e pdf de suporte às intervenções efectuadas, perto de 500 vídeos reportando os trabalhos dos congressos, e mais de cinco mil fotografias.
Trata-se de material publicado nos vários espaços que a APLOP mantém na web, do Youtube ao VIMEO, passando pelo Slideshare, Instagram, FLICKR e vários outros.

Recorde-se que a APLOP (site oficial: http://aplop.org/)  foi constituída em Maio de 2013, tendo como objectivos reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os seus membros, estando integrados como associados nove países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). De registar ainda a adesão de várias empresas de topo do universo marítimo-portuário português e além-fronteiras.

Macau e Marrocos integram a APLOP como Membros Observadores.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Economia com as tags , , . ligação permanente.