Vila Velha de Ródão: Perais recebe caminhada “Pão por Deus” a 1 de novembro

Perais recebe caminhada “Pão por Deus” a 1 de novembro

No dia 1 de novembro, Dia de Todos de Santos, às 9h00, Perais será o cenário para a realização da caminhada “Pão por Deus”, uma iniciativa integrada na Rota das Visitas Guiadas e Encenadas, desenvolvida no âmbito do programa Beira Baixa Cultural 2.0.

Tal como o nome indica, esta é uma caminhada que pretende celebrar e recriar as tradições locais associadas ao peditório do pão por Deus, que remonta ao antigo costume de oferecer refeições cerimoniais aos defuntos e se realiza um pouco por todos o país nesta data, assumindo, no entanto, nomes e particularidades que podem variar de região para região.

Como habitualmente, esta visita guiada conta com encenações a cargo do grupo de teatro Vaatão e tem um percurso acessível e de pouca dificuldade. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória através do e-mail turismo@cm-vvrodao.pt ou do telefone 272 540 312.

A Rota das Visitas Guiadas e Encenadas é uma iniciativa realizada no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural 2.0, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, com o apoio dos municípios que a integram, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Vila Velha de Ródão com as tags , , . ligação permanente.