Implementação de Observatório de Turismo no Centro avança com o apoio da CIMBB

Implementação de Observatório de Turismo

no Centro avança com o apoio da CIMBB

No âmbito do projeto de implementação do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal, iniciado em 2017 e que teve um interregno em algumas vertentes, a Entidade Reguladora Turismo Centro de Portugal está, neste momento, a desenvolver um projeto-piloto em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), no sentido de testar o sistema até final do ano nesta sub-região e, a partir de 2022, alargá-lo a todos os municípios do Centro de Portugal.

O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal tem como missão a monitorização da atividade turística da Região Centro com base em indicadores de gestão adequados, enquanto fator de competitividade e sustentabilidade do destino nas suas várias vertentes: económica, sociocultural e ambiental.

Através deste projeto articulado com a CIMBB procura-se a otimização do processo de obtenção de dados no setor do turismo, mediante uma abordagem colaborativa de trabalho em rede, através de uma metodologia credível, eficiente e idónea que permitirá a disponibilização em tempo útil, a todos os interessados, de relatórios periódicos com informação de valor, aportando evidentes benefícios para a todos os atores do turismo, quer a nível local quer regional.

O conhecimento das complexas realidades do turismo é fundamental no planeamento e na gestão dos destinos turísticos. Cada vez mais se faz sentir a necessidade de monitorização da atividade turística, baseada em indicadores fiáveis e abrangentes, através da auscultação regular de todos os atores (turistas/visitantes, empresas, comunidade residente e autarquias), de modo a suprimir a escassez de informação existente. Por isso, a implementação de um Observatório do Turismo constituirá uma importante ferramenta de apoio à gestão dos destinos.

A implementação de um sistema de monitorização adequado, baseado em indicadores de gestão apropriados, dotará a Beira Baixa e futuramente toda a região Centro de Portugal, de um instrumento de gestão valiosíssimo, permitindo conhecer, em tempo real, a evolução da atividade turística em toda a região, bem como a performance efetiva dos vários subsetores do turismo em cada concelho.

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Turismo com as tags , , , . ligação permanente.