Idanha recebeu encontro ibérico dedicado ao turismo

Cooperação transfronteiriça

Idanha recebeu encontro ibérico dedicado ao turismo

A cooperação transfronteiriça na atividade turística esteve em discussão no Fórum de Imprensa e Turismo, que teve lugar de 10 a 12 de setembro em Termas de Monfortinho, Penha Garcia e Idanha-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova.

O encontro foi organizado pelo Cluster de Turismo da Extremadura (Espanha), com a colaboração da Junta da Extremadura e da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, para promover o intercâmbio entre dezenas de empresários, políticos e jornalistas portugueses e espanhóis.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, destacou a importância da cooperação transfronteiriça e das redes ibéricas e internacionais para gerar oportunidades para os territórios.

A rede mundial de geoparques, a rede de cidades criativas da UNESCO e a rede de biosferas, bem como a rede de bio-regiões e o Tejo Internacional, são exemplos de projetos que já hoje promovem Idanha além-fronteiras.

Com isso, as oportunidades têm surgido não só para o sector do turismo, mas também em áreas como o comércio, a produção agroalimentar, a gastronomia e as indústrias criativas.

A presidente do Cluster de Turismo da Extremadura, María José Garcia Curto, mostrou-se satisfeita com os resultados do encontro. “Foram dias de troca de ideias, experiências e conhecimentos. O objetivo é continuar a desenvolver redes e intercâmbios ibéricos de forma a construirmos projetos comuns para os nossos territórios, em Portugal e Espanha”, afirmou na sessão de encerramento.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Idanha-a-Nova, Turismo com as tags , . ligação permanente.