Actualização: Com a queda de Cabul, confirma-se o desaire ocidental no Afeganistão

EDITORIAL

Actualização

Talibans decretam amnistia e convidam funcionários públicos a retomar a normalidade. Avançam também que desejam ter Mulheres no governo do país.

Apresentam-se publicamente como ordeiros e respeitadores.

Parte do país já era informalmente governado pelos talibans.

Estes os últimos dados conhecidos.

…………………………………….

E agora? Que fazer com tantos afegãos em fuga? Como acolher tanta gente? Para onde irão viver e como vão viver?

…………………………………

3 500 mortos entre as forças militares americanas e aliados é um saldo muito negativo, mas não o mais importante no desaire do Afeganistão.

Com tantos meios ao dispor, os generais americanos não previram que o encerramento da grande base militar de Bagran que permitia a operação de meios de combate aéreos e permitia travar o avanço seria decisivo para a derrota estrondosa. Abandonaram a base de Bagran e nem os códigos operacionais cederam aos afegãos. Sinistro.

Não tiveram também em conta a expulsão anterior dos soviéticos. Falharam em toda a linha.

Falharam e deixam agora entregues à sua (pouca) sorte milhares de mulheres, jovens, jornalistas e outras pessoas. O regresso a um período negro de retrocesso civilizacional está em marcha.

O que se passa no aeroporto de Cabul com milhares de pessoas a tentar fugir e o vai e vem constante de helicópteros e a descida de aviões para logo voltarem a sair é uma cópia, talvez ainda pior de Saigão onde milhares ficaram para trás, ao abandono e à morte certa.

Quando Ashraf Ghani  o presidente em fuga falou na televisão a incentivar a defesa da cidade, já o avião que o levaria tinha os motores a trabalhar. Fugiu e deixou ao abandono quem o apoiou.

É um colapso fragoroso, terrível, feio e que mostra ao mundo que os EUA não são uma potencia não confiável.

PF

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Política, Política Internacional com as tags , , , , , . ligação permanente.

2 Responses to Actualização: Com a queda de Cabul, confirma-se o desaire ocidental no Afeganistão

  1. Leitora atenta diz:

    É uma notícia aflitiva. Se não se pode confiar na Comunidade Internacional que vai ser do Mundo? Caminha-se para pior?!!

    • Sem dúvida, Cara Leitora. A Comunidade Internacional, profundamente dividida por interesses geoestratégicos é só relativamente confiável. Para a Rússia, China, por exemplo, esta é uma oportunidade de estabilizar uma região. Para os EUA, apenas uma perda de influência. Para a EU pouco representa, porque nada representa e acaba por estar associada a erros cometidos pelos EUA que sempre nos arrasta para conflitos. Por exemplo, todo o aparato que está a ser dado aos perigos talibans, é uma forma de desviar as atenções. Na verdade, os talibans, decretaram já uma amnistia, querem Mulheres no governo e Cabul está tranquila. Obrigado por nos ler.

Os comentários estão fechados.