CIMBB APRESENTA PLANO INTERMUNICIPAL DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS DA BEIRA BAIXA

CIMBB APRESENTA PLANO INTERMUNICIPAL DE ADAPTAÇÃO

ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS DA BEIRA BAIXA

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) promoveu, no passado dia 22 de julho um Webinar de apresentação do projeto de elaboração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Beira Baixa (PIAAC-BB). A primeira sessão de trabalho pretendeu dar a conhecer ao público o desenvolvimento do Plano, que está a ser elaborado pela ENHIDRICA, as suas linhas orientadoras, bem como sensibilizar para a importância da temática das Alterações Climáticas.

A sessão contou com a presença de Luís Pereira, Presidente da CIMBB e de Helder Henriques, Secretário Executivo da CIMBB. Foram convidados e oradores Maria da Conceição Pereira Vieira, engenheira CEO da ENHIDRICA, entidade responsável pela elaboração do Plano, assim como Filipe Duarte Santos, professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que fez um enquadramento geral da problemática.

O PIAAC-BB, cofinanciado no âmbito do programa POSEUR, assume o propósito de aumentar o conhecimento sobre o fenómeno das alterações climáticas a nível regional e local, simultaneamente identificando as medidas de adaptação necessárias a adotar por entidades públicas, agentes económicos, populações e restantes partes interessadas. Pretende-se que o PIAAC-BB se afirme como um instrumento de promoção da integração da adaptação às alterações climáticas no planeamento municipal e intermunicipal, capaz de fomentar a criação de uma cultura de adaptação transversal a todos os setores, reforçando a resiliência do território nesta matéria. Para atingir as suas metas, o PIAAC-BB será um instrumento catalisador do envolvimento de múltiplas partes interessadas a nível local, regional e nacional.

Depois desta sessão inicial de apresentação, seguem-se 6 Sessões temáticas, uma por cada município que integra a CIMBB e uma sessão final de encerramento do projeto. A sessão seguinte, prevista para setembro, terá como tema “Cenários Climáticos, Recursos Hídricos, Sistemas-Água e Energia” e vai decorrer no município de Vila Velha de Ródão.

O PIAAC-BB é realizado no âmbito do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), cofinanciado pelo Portugal2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco. ligação permanente.