CIMBB avança com Formação de Públicos Estratégicos

CIMBB avança com Formação de Públicos Estratégicos

No âmbito da execução do projeto de “Formação de Públicos Estratégicos”, ao abrigo do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) do Portugal2020 e do Fundo Social Europeu, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa arrancou no passado dia 9 de julho com a primeira sessão destinada aos professores dos agrupamentos de escolas da região.

Com este projeto, a CIMBB pretende reforçar as competências de intervenção psicossocial de técnicos e técnicas que desempenham funções estratégicas na região da Beira Baixa, tendo em vista a promoção da igualdade entre mulheres e homens e a construção de uma sociedade mais igualitária, onde todos se possam realizar em função das suas potencialidades e aspirações, sem as limitações de estereótipos que estabeleçam e condicionem a sua liberdade de escolha e de realização individual.

Com este intuito, a CIMBB encontra-se a desenvolver várias ações formativas destinadas a públicos estratégicos cuja intervenção tem um potencial elevado em termos de disseminação de valores e atitudes, capazes de ajudar a desconstruir estereótipos de género.

A primeira ação, denominada “Formação de Públicos Estratégicos para obtenção da especialização em Igualdade de Género”, foi dirigida aos técnicos/as das autarquias locais, com vista a reforçar a capacidade de implementação de políticas para a igualdade pelas autarquias, quer enquanto entidades empregadoras quer na relação com os seus territórios.

Durante o mês de julho decorrerá a ação de formação sobre “Género, Igualdade e Cidadania” destinada a educadores e professores que pretende reforçar o papel que desempenham na desconstrução de estereótipos de género. Esta ação está a ser realizada em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas do Alto Tejo e será repetida no último trimestre do ano.

Está ainda a ser preparada, com início previsto para setembro, a ação de “Formação de Públicos Estratégicos para obtenção da especialização em Igualdade de Género” para membros das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) dos seis municípios abrangidos, com vista a reforçar as suas competências de intervenção em situações de violência doméstica e de violência contra as mulheres.

Este é um contributo importante da CIMBB nos seis municípios num tema tão premente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, fundamental na perspetiva da desconstrução de estereótipos de género e para que a mudança aconteça. Destacamos ainda a relevância deste projeto para a criação de sinergias entre os municípios ao permitir estabelecer as bases para uma futura cooperação intermunicipal nesta matéria, nomeadamente ao nível do planeamento e execução de ações para a igualdade.

Sobre a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIM-BB) é uma associação de âmbito territorial que visa a realização de interesses comuns aos Municípios que a integram.

O âmbito geográfico desta Comunidade Intermunicipal compreende os Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e tem como missão potenciar e promover o desenvolvimento da sub-região, otimizando e defendendo os interesses comuns dos Municípios, por forma a reforçar a identidade conjunta do território.

Para mais informações contactar:

Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa

Email: comunicacao@cimbb.pt | Tel.: 272 342 540

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco com as tags , , . ligação permanente.