Candidatura ‘Valorização do Património Natural da Ribeira de Oleiros’ foi aprovada

Candidatura ‘Valorização do Património Natural da Ribeira de Oleiros’ foi aprovada

Candidatura 'Valorização do Património Natural da Ribeira de Oleiros' foi aprovada

A candidatura municipal “Valorização do Património Natural da Ribeira de Oleiros”, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO 2020, foi aprovada.
O projeto contempla um investimento de 344.527€, com uma comparticipação de 230.000€.
Numa primeira fase, prevê-se a beneficiação das condições de acessibilidade e segurança do percurso temático (pedonal) “À Descoberta da Ribeira”, através da instalação de passadiços.
Desta forma permite-se que quem tenha mobilidade reduzida possa percorrer aquele corredor verde entre a Ponte Grande da Torna e a Praia Fluvial de Açude Pinto.

Por outro lado, serão criadas condições que potenciam a sua utilização durante o ano inteiro atraindo um maior número de visitantes; bem como a dinamização e sensibilização para a conservação e valorização do património, como é o caso da criação de plataformas para pesca desportiva, ou para a observação e contemplação da fauna e flora. A instalação de papeleiras e bancos em locais estratégicos ou a colocação de QR Code nos painéis interpretativos existentes, são outros dos elementos da candidatura.

A operação – que tem como finalidade promover a conservação e valorização do património cultural e natural, enquanto instrumentos para a sustentabilidade – deverá arrancar no final do 3.º trimestre de 2021.

Na segunda fase do projeto vai ser desenvolvido um programa de dinamização e sensibilização para a conservação e valorização do património. Recorde-se que esta valorização é cofinanciada pela União Europeia, através dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento e pelo Estado Português, no âmbito do Portugal 2020 – CENTRO 2020.

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Oleiros com as tags , , . ligação permanente.