CIMBB apoia projeto de Turismo Acessível

CIMBB apoia projeto de Turismo Acessível

A Accessible Portugal, com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e do Turismo Centro de Portugal, entregou durante o último Conselho Intermunicipal da CIMBB, um pack ensino e um kit de informação multiformato a cada município: Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Pack Ensino

A entrega decorreu no âmbito do projeto “AccessTUR”, um projeto de promoção do turismo acessível e inclusão social, promovido pela Accessible Portugal e no qual a CIMBB tem colaborado desde o ano 2019.  Desde então, têm sido desenvolvidas na região várias atividades relacionadas com o turismo acessível e inclusivo, destacando-se: a realização de dois workshops de trabalho em rede e uma Ação de Formação certificada (UFCD 7297).

Kit multiformato

O kit de informação multiformato, entregue a cada um dos municípios, é constituído por material de promoção turística personalizada em Língua Gestual Portuguesa, Escrita Simples e em Braille; uma peça em relevo 2D ou 2D1/2 e um MP3 com áudiodescrição de uma imagem ou vídeo promocional do respetivo Município.

Esta abordagem comunicativa assente no multiformato permite que a informação turística dos municípios possa ser apresentada de diversas formas e através de diferentes meios complementares: escrita simples para uma leitura fácil, impressão ampliada e com alto contraste, impressão em Braille, imagens em relevo bidimensional, informação áudio para pessoas que não conseguem ver e informação em Língua Gestual Portuguesa para pessoas surdas.

Por sua vez, o pack ensino, desenvolvido para as escolas dos municípios, inclui várias ferramentas para a sensibilização sobre o tema da inclusão social e para a desmistificação dos preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou necessidades especiais, permitindo às crianças tornarem-se autênticos “guardiões da inclusão”.

A CIMBB, assumindo a importância do Turismo em todas as suas vertentes para o desenvolvimento do território, vai continuar a apostar no Turismo Acessível em estreita colaboração com a Accessible Portugal e o Turismo Centro de Portugal.

Sobre a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIM-BB) é uma associação de âmbito territorial que visa a realização de interesses comuns aos Municípios que a integram. O âmbito geográfico desta Comunidade Intermunicipal compreende os Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e tem como missão potenciar e promover o desenvolvimento da sub-região, otimizando e defendendo os interesses comuns dos Municípios, por forma a reforçar a identidade conjunta do território.

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.