“Invasões Francesas na Beira Baixa” 

CIMBB apresenta

 “Invasões Francesas na Beira Baixa” 

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), em colaboração com os diversos municípios e no âmbito do projeto Bera Baixa Cultural 2.0, prepara-se para apresentar o espetáculo de teatro itinerante: “Invasões Francesas na Beira Baixa 

A iniciativa contempla a criação de um espetáculo de teatro em cada um dos 6 municípios que integram a CIMBB: Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Embora o projeto tenha partido de um guião único, o resultado final é a apresentação de 6 peças de teatro distintas, adaptadas à realidade de cada concelho e que contam com a participação de pessoas e entidades diferentes. Recordamos, que foi lançado o repto às associações e comunidades locais para integrarem as produções artísticas deste projeto nos respetivos municípios, as quais corresponderam de forma positiva. Decorridos vários meses de ensaios, são agora apresentadas as peças teatrais que resultaram desta iniciativa, que pretende promover o intercâmbio e a itinerância dos públicos pelo conjunto dos 6 Municípios, motivados pela curiosidade e interesse em perceber a evolução que o projeto artístico sofreu em cada localidade onde será realizado.

Todos os espetáculos serão apresentados ao longo do mês de julho, gratuitos, mas condicionados à lotação dos vários locais onde decorrem. O primeiro é já no dia 3 de julho, às 21h, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia em Oleiros.

Além da apresentação pública, está prevista também a transmissão em direto dos espetáculos, através das redes sociais, garantindo desta forma que os conteúdos culturais produzidos possam chegar a diferentes públicos, numa estratégia de projeção da imagem da região e da sua capacidade de atração turística através da oferta de atividades culturais distintivas associadas à identidade, cultura e tradições únicas da região.

Para além de “Invasões Francesas na Beira Baixa”, está prevista para o segundo semestre de 2021 uma produção artística, a decorrer em moldes semelhantes, sobre a temática da “Água”. A CIMBB entende que o envolvimento das associações e comunidade local é fundamental para aproximar a população do património histórico e legado cultural relevante de cada Município e da Beira Baixa.

O projeto Beira Baixa Cultural 2.0 é financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia 

Sobre a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIM-BB) é uma associação de âmbito territorial que visa a realização de interesses comuns aos Municípios que a integram.

O âmbito geográfico desta Comunidade Intermunicipal compreende os Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e tem como missão potenciar e promover o desenvolvimento da sub-região, otimizando e defendendo os interesses comuns dos Municípios, por forma a reforçar a identidade conjunta do território.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco com as tags , , , . ligação permanente.