CIMBB lança o Livro RIVERBOOK, UM LIVRO PARA REMAR NA BEIRA BAIXA

CIMBB lança livro para os praticantes de canoagem

RIVERBOOK, UM LIVRO PARA REMAR NA BEIRA BAIXA

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa está na génese da criação do guia “Riverbook, uma parceria com a Associação de Clubes de Canoagem da Região da Beira Baixa. Os praticantes de canoagem têm, agora, a ferramenta ideal para navegar os rios da Beira Baixa.

A canoagem é uma das melhores maneiras de se envolver com a Natureza, sentindo a sua força indomável e o território da Beira Baixa tem um conjunto significativo de espaços privilegiados para a prática de canoagem. Os rios Ocreza, Tejo, Zêzere e Erges são bons exemplos. O Riverbook mostra um conjunto de percursos com características específicas à prática da canoagem, com as suas mais valias, oferece ainda informação sobre as distâncias, segurança e graus de dificuldade.

A canoagem é um desporto e uma atividade com potencial turístico,  que tanto se desenrola em águas tranquilas como bravias e há dois tipos de embarcação: a canoa e o caiaque. Terá sido na década de 1930 que, em Portugal, a canoagem se começou a difundir, através da descida de rios, atividades de aventura e até, algumas competições. A descida do Zêzere é, com toda a certeza, a descida mais conhecida em Portugal seja pela beleza natural, a água límpida e proximidade à capital Lisboa. O Zêzere é o rio ideal para uma primeira experiência em canoagem.

Com uma tiragem de 1000 exemplares, o “Riverbook” é o parceiro ideal para os amantes do rio e da canoagem, vindo facilitar uma navegação segura, baseando-se na descrição e caracterização de forma homogénea das “dificuldades” que o rio apresenta. Estimula a interação com a natureza, possibilita a observação de paisagens únicas, vistas de um lugar especial, o meio do rio.

Muito mais que um manual, é uma ferramenta para auxiliar todos praticantes de canoagem, mas é também uma ferramenta de lazer e promoção turística.

A criação do Riverbook é um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, em parceria com o Turismo Centro de Portugal, Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, no âmbito do projeto Beira Baixa: 3 Dias. 3 Experiências.

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) é uma associação de âmbito territorial que visa a realização de interesses comuns aos Municípios que a integram.

O âmbito geográfico desta Comunidade Intermunicipal compreende os Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e tem como missão potenciar e promover o desenvolvimento da sub-região, otimizando e defendendo os interesses comuns dos Municípios, por forma a reforçar a identidade conjunta do território

Para mais informações contactar:

Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa

Email: comunicacao@cimbb.pt | Tel: 272 342 540

 

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques com as tags , , . ligação permanente.