Festival da Paisagem 2021 no Geopark Naturtejo – rumo à liberdade dos espaços naturais

Festival da Paisagem 2021 no Geopark Naturtejo – rumo à liberdade dos espaços naturais

.De 22 de Maio a 6 de Junho envolve vários Concelhos do Distrito de Castelo Branco

O Festival da Paisagem está de regresso ao Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, na região Centro de Portugal.

São diversas as actividades de Ciência e Arte oferecidas nas imensas paisagens deslumbrantes entre os rios Zêzere e Tejo, até à fronteira.

Desporto de aventura e muito conhecimento em liberdade pela natureza são as propostas oferecidas em Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, assim como por diversos canais da internet, ao mundo.

A decorrer entre os dias 22 de Maio e 6 de Junho, o Geopark Naturtejo convida ao sublime retorno à Natureza. As inscrições são obrigatórias.

O programa do Festival da Paisagem tem início com o III BioDivSummit em Proença-a-Nova, este ano dedicado à Economia Viva, potenciando uma reflexão em torno da proteção e valorização do território, da produção biológica e da reengenharia de processos. Nesse fim-de-semana decorre ainda uma acção de formação acreditada para professores organizada pelo Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra e pelo Geopark Naturtejo.

À Descoberta da Geo-história dos últimos 600 Milhões de anos na Beira Baixa” é o tema desta formação que irá percorrer alguns dos mais importantes geomonumentos deste território reconhecido pela UNESCO pelo seu património geológico, casos do Monumento Natural das Portas de Ródão, do Parque do Barrocal de Castelo Branco, das Termas de Monfortinho, do Parque Icnológico de Penha Garcia e do Monte-Ilha de Monsanto.

No domingo a adrenalina sobe na Escola de Escalada da Crista do Zebro, em plena Serra do Muradal, numa organização da Câmara Municipal de Oleiros.

Durante a semana intensifica-se a oferta de conhecimento ao alcance de todos. No dia 25 de Maio tem início a Formação Executiva em Geoturismo nos Geoparques UNESCO em Portugal, uma iniciativa do Turismo de Portugal e dos Geoparques portugueses.

Ainda nesse dia tem início o grande Congresso Internacional dedicado ao Megalitismo. Partindo do trabalho que tem sido realizado em Proença-a-Nova para a valorização do seu património arqueológico, este congresso conta com a presença de investigadores de todo o mundo especialistas neste tipo de construções com mais de 5000 anos que se distribuem da Europa mediterrânica e central, aos confins da Ásia.

Já no dia 27, os parceiros do projecto UNESCO GEOfood, entre os quais se inclui o Geopark Naturtejo, têm o seu Seminário de apresentação ‘GEOfood para o Desenvolvimento Sustentável nos Geoparques Mundiais da UNESCO’. Já perto do fim do dia, a Hora do Conto é dedicada à paisagem geológica de Oleiros, levando os mais jovens a descobrir esta região de montanhas encantadas.

No fim-de-semana de 29 de Maio decorre mais uma Acção de Formação para Professores “Nas Terras do Lince – Geodiversidade de Penamacor”, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Penamacor, Geopark Naturtejo e os “Geoapanhados”, um grupo ávido de descobertas geológicas.

Na celebração do Dia Internacional da Criança, o Município de Oleiros convida os mais jovens para  o “Eu vivo num Geopark”, numa edição cheia de surpresas. Já no dia  4 tem início a primeira etapa da “Aldeia do Xisto MTB Trophy 2021”, num percurso circular de BTT pelas mais belas paisagens do concelho de Oleiros.

A fechar a edição deste ano do Festival da Paisagem Geopark Naturtejo, no Dia Internacional do Meio Ambiente, será inaugurada a obra “A Menina dos Medos” no meio do rio Ocreza, em pleno geomonumento das Portas de Almourão. Esta é uma iniciativa do Município de Proença-a-Nova com a Experimenta Paisagem, estando a ser organizada pela Associação para o Desenvolvimento de Sobral Fernando, que inclui ainda uma visita ao Geomonumento, mostra de artesanato local na mais sublime das montras naturais e os sabores da inovação à boca do forno comunitário.

Durante o Festival da Paisagem, os visitantes são convidados a visitar duas exposições em Proença-a-Nova, uma de Rochas e Minerais no Centro Ciência Viva da Floresta e “Presença e Ficção”, uma mostra de escultura pública e intervenções efémeras na paisagem realizadas pela Faculdade de Belas-Artes no concelho de Proença-a-Nova, patente na Galeria Municipal.

O Festival da Paisagem integra a Semana Europeia de Geoparques que decorre em 81 geoparques UNESCO espalhados por 26 países.

Toda a informação relativa à programação do Festival da Paissagem Geopark Naturtejo poderá ser encontrada em www.naturtejo.com.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Idanha-a-Nova com as tags , , , . ligação permanente.