Em Idanha-a-Nova, Unidade Móvel de Saúde e Espaço do Cidadão vão percorrer concelho

Unidade Móvel de Saúde e Espaço Cidadão Móvel vão percorrer o concelho

A Unidade Móvel de Saúde e o Espaço Cidadão Móvel são as duas novas viaturas que vão circular no concelho de Idanha-a-Nova, com vista à prestação de serviços públicos e cuidados de saúde de proximidade.

“O objetivo é que todos os cidadãos possam beneficiar de cuidados de saúde de proximidade com qualidade, bem como aceder a vários serviços da administração pública, sem terem de se deslocar às unidades de saúde ou a um Espaço Cidadão. Num concelho extenso e de baixa densidade populacional como este, é especialmente importante ir ao encontro das pessoas mais isoladas”, afirma Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

A Unidade Móvel de Saúde irá providenciar cuidados de saúde deslocalizados, prestados por uma equipa multidisciplinar. O projeto funcionará de forma articulada e complementar com o Serviço Nacional de Saúde.

O Espaço Cidadão Móvel, em articulação com a Agência para a Modernização Administrativa, tem como missão assegurar o acesso a um conjunto de serviços administrativos de forma integrada, incluindo a possibilidade de marcação de consultas médicas, renovar o Cartão de Cidadão ou a Carta de Condução, alterar a morada, entre outros serviços.

Armindo Jacinto adianta que “as duas unidades móveis irão funcionar numa lógica de complementaridade e de otimização de recursos”.

O autarca entende que “é fundamental promover uma oferta de saúde e de outros serviços públicos de proximidade, primeiro para dar qualidade de vida aos cidadãos que aqui habitam, mas também para atrair novos cidadãos e, assim, invertermos o processo de despovoamento que muito afetou estes territórios”.

O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco já teve a oportunidade de conhecer os equipamentos e serviços que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova vai disponibilizar à população.

José Nunes elogiou “a forma como a autarquia de Idanha, na pessoa do seu presidente, vê a questão da saúde” e mostrou-se convicto de que “as parcerias que foram protocoladas e que se pretendem implementar, articuladas entre a Câmara e a ULS, vão ser uma mais valia para os cidadãos do concelho de Idanha-a-Nova”.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Idanha-a-Nova com as tags , , , . ligação permanente.