Eleições Autárquicas no Distrito de Castelo Branco ( Freguesias )

Autárquicas 2021 no Distrito de Castelo Branco

NOTA DA DIRECÇÃO EDITORIAL DO JORNAL

O nosso jornal tomou a iniciativa de escrever aos Partidos no sentido de nos fazerem chegar informação sobre os candidatos que apresentam nestas Eleições. Como se compreende, será impossível e fastidioso para os nossos Leitores a colocação de artigos individualizados sobre cada Freguesia. Assim iremos actualizando a notícia sob o título Eleições Autárquicas no Distrito de Castelo Branco e, gradualmente actualizaremos as mesmas dentro do Concelho respectivo, podendo evidenciar os casos de Oleiros como certamente compreenderão.

No que se refere a candidaturas a Presidentes, a prática será diferente, destacando estes casos em artigos próprios e sempre que os Partidos correspondam ao pedido já efectuado.

. PS

“Idanha Solidária” apresenta candidatos à União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes

A candidatura “Idanha Solidária”, liderada por Armindo Jacinto, do Partido Socialista, apresenta Vítor Mascarenhas como candidato a Presidente da Junta da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes. A equipa integra ainda João Couchinho, Manuela Lourenço e José Marques.

Vítor Mascarenhas, 54 anos, é natural de Idanha-a-Nova. É o atual Presidente da União de Freguesias, cargo que ocupa desde 2013, com grande competência, empenho e dedicação à causa pública. Vítor Mascarenhas tem vindo a desempenhar um importante trabalho em prol da comunidade, de grande proximidade, rigor e responsabilidade social. Dinâmico e proactivo, tem um percurso ligado a diversas instituições de Idanha-a-Nova, tais como o Agrupamento 326 do Corpo Nacional de Escutas, o Clube União Idanhense, os Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova, o Clube de Ténis de Idanha-a-Nova, a Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova e a Confraria de Nossa Senhora do Almortão. Foi ainda membro de todas as comissões de festas de Idanha-a-Nova. A recandidatura de Vítor Mascarenhas a Presidente da Junta da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes merece a maior confiança, por ser o candidato que melhor serve os interesses dos Idanhenses.

João Couchinho, 55 anos, também é natural de Idanha-a-Nova. Desempenha o cargo de Secretário da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes desde o ano 2013. Ligado ao desporto e ao associativismo (fazendo parte dos órgãos sociais do Clube de Ténis de Idanha-a-Nova e do Clube União Idanhense), João Couchinho foi ainda membro de todas as comissões de festas de Idanha-a-Nova. Faz parte da irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova.

Maria Manuela Rolo Lourenço, 45 anos, é natural de Idanha-a-Nova. Com experiência em cargos públicos, sempre com distinção, integra a equipa da União de Freguesias. Determinada e assertiva, é conhecedora das realidades locais.

José António Antunes Marques, 58 anos. É o representante de Alcafozes no atual executivo da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes. Tem um percurso ligado ao associativismo e ao sector social, tendo sido durante 13 anos o tesoureiro do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Alcafozes. Fez ainda parte da fundação da Associação Recreativa e Cultural de Alcafozes, sendo o sócio nº 2 e exercendo as funções de tesoureiro pelo segundo triénio. Fez também parte da Assembleia de Freguesia de Alcafozes.

“Idanha Solidária” apresenta candidatos à Freguesia de Toulões

A candidatura “Idanha Solidária”, liderada por Armindo Jacinto, do Partido Socialista, apresenta António Marcelo como candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Toulões e Cecília Duarte como candidata a Presidente da Assembleia de Freguesia.

António Marcelo, 62 anos, é natural de Toulões. É o atual Presidente da Junta de Freguesia, cargo que ocupa desde 2017, estando a realizar um excelente trabalho em prol da e para a população. Tem tido um papel preponderante e ativo na divulgação e promoção da aldeia de Toulões, tanto a nível nacional como internacional.

Depois de uma carreira militar como Sargento na Marinha de Guerra Portuguesa, António Marcelo regressou às origens, desempenhando vários cargos de responsabilidade a nível autárquico, associativo e social.

Na área da ação social, pelas suas qualidades humanas reconhecidas, tem desenvolvido um trabalho em prol da comunidade, principalmente com os mais necessitados e idosos, estando sempre na linha da frente no apoio a quem mais precisa. É atualmente Presidente do Centro Social e Cultural de Toulões (Centro de Dia).

Conceituado e respeitado dirigente desportivo, a nível distrital e nacional, tem um papel muito ativo no desenvolvimento do desporto do distrito, nomeadamente no futebol e futsal de formação.

A sua recandidatura merece toda a nossa confiança, pelo seu profissionalismo, dinamismo, sentido de responsabilidade e competência para o cargo de Presidente da Junta de Freguesia de Toulões.

Cecília Duarte, 47 anos, nasceu em França, mas viveu sempre em Toulões, aldeia à qual pertence de corpo e alma. Desempenha, no momento, o cargo de Presidente da Assembleia de Freguesia de Toulões, tendo também exercido um mandato como Vogal. Fez a sua formação académica na área de Matemática e Ciências da Natureza no Instituto Politécnico de Castelo Branco, na Escola Superior de Educação, iniciando funções de docente em 1996. Encontra-se desde 2009 a lecionar no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova, presentemente em Monsanto.

“Idanha Solidária” apresenta candidatos à União das Freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo

A candidatura “Idanha Solidária”, liderada por Armindo Jacinto, do Partido Socialista, apresenta Ricardo Rodrigues como candidato a Presidente da Junta da União das Freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo e António Roseiro como candidato a Presidente da Assembleia de Freguesia.

A equipa integra representantes das 4 localidades da União de Freguesias, designadamente Ricardo Rodrigues (Termas de Monfortinho), Isilda Esteves (Monfortinho), António Bernardo (Salvaterra do Extremo) e António Roseiro (Torre).

Ricardo Rodrigues, 44 anos, é natural de Monfortinho. Com uma forte ligação à comunidade, trabalha atualmente numa unidade hoteleira, em Termas de Monfortinho, no sector da restauração. O seu percurso profissional passa sobretudo por esta área. Durante 12 anos, Ricardo Rodrigues foi empresário no ramo da restauração, em Termas de Monfortinho. Após cinco anos emigrado, decidiu regressar no verão de 2017 à sua terra natal, para aqui se estabelecer e desenvolver o seu projeto de vida. É um candidato jovem, competente e com todas as qualidades para abraçar o desafio de presidir à União das Freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo.

Isilda Esteves, 47 anos, é residente em Monfortinho. Licenciada em Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, onde também já lecionou, desenvolveu todo o seu percurso profissional no nosso concelho, de onde é natural. Com uma carreira de 27 anos nas áreas da hotelaria e da gestão de eventos, Isilda Esteves participa ativamente na vida política e social da comunidade, desde 2005. Já desempenhou os cargos de Presidente da Assembleia de Freguesia de Monfortinho e de Tesoureira da Junta.

António Bernardo, conhecido por Tó Bernardo, 74 anos, é natural e residente em
Salvaterra do Extremo. Aposentado dos Serviços de Saúde, tem um percurso de reconhecido mérito e vasta experiência em prol da sua localidade.
Durante cerca de 30 anos, exerceu cargos públicos de grande relevo na Freguesia, nomeadamente Presidente da Junta de Freguesia, Tesoureiro e Presidente da
Assembleia de Freguesia, sempre com assinalável desempenho. Foi ainda
Secretário da Vereação na Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, outro cargo de grande
responsabilidade. Atualmente, Tó Bernardo é Provedor da Santa Casa da Misericórdia de
Salvaterra do Extremo, onde continua ao serviço da população.

António de Andrade Roseiro, 64 anos, é o representante da Torre, onde casou há 42 anos. Empresário do ramo automóvel, possui uma vasta experiência no associativismo, tendo presidido à Associação Torre Tradições, que dinamiza e promove os usos e costumes da localidade. Uma pessoa reconhecida pela sua competência e qualidades humanas, António Roseiro será o candidato a Presidente da Assembleia da União das Freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo.

Freguesia de Aldeia de Santa Margarida

A candidatura “Idanha Solidária”, liderada por Armindo Jacinto, do Partido Socialista, apresenta Valter Martins como candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida e Tiago Leitão como candidato a Presidente da Assembleia de Freguesia.

Valter Martins, 40 anos, é natural de Aldeia de Santa Margarida, onde reside. Pessoa com forte ligação à sua terra, às suas raízes e às suas gentes, desempenha presentemente o cargo de Tesoureiro do executivo da Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida. A nível de política local, também já exerceu o cargo de Presidente da Assembleia de Freguesia, entre 2009 e 2017.

Fez a sua formação académica na área do Desporto e Educação Física na Universidade da Beira Interior, integrando atualmente o Gabinete de Educação do Município de Idanha-a-Nova.

Valter Martins é um reconhecido professor e coordenador de projetos no âmbito do ensino/educação do nosso concelho. Face à sua elevada competência, ocupa desde 2009 até ao momento a função de conselheiro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova.

Dinâmico e proativo, organiza e participa em diversas atividades para crianças e jovens, bem como para a população sénior da nossa comunidade.

Tiago Leitão, 34 anos, é nascido e criado na Freguesia de Aldeia de Santa Margarida. Escolheu fazer o seu percurso académico na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova e exerce a sua profissão em Aldeia de Santa Margarida.

É o atual Presidente da Assembleia de Freguesia, função que tem ocupado com empenho e dedicação.  É um jovem da terra, com forte conhecimento da Freguesia e uma vasta experiência para o cargo a que se candidata. De 2009 a 2013, desempenhou as funções de Vogal e foi 1º Secretário, entre 2013 e 2017.

“Idanha Solidária” apresenta candidatos à Freguesia de Oledo

A candidatura “Idanha Solidária”, liderada por Armindo Jacinto, do Partido Socialista, apresenta Sofia Nunes como candidata a Presidente da Junta de Freguesia de Oledo e Hermínio Rodrigues Correia como candidato a presidente da Assembleia de Freguesia.

Sofia Nunes tem 45 anos, 18 dos quais passados em Idanha-a-Nova no exercício das suas funções enquanto assistente social da autarquia.

Ao longo destes anos teve a felicidade de exercer a sua profissão e de poder ter escolhido a terra onde se quis enraizar – Oledo.

Nesta Freguesia, teve oportunidade de integrar uma das equipas responsáveis pelo funcionamento do Centro de Dia e foi a criadora e dinamizadora, em cooperação com a Junta de Freguesia, do primeiro e único projeto de intervenção comunitária desenvolvido nesta aldeia.

Na Câmara de Idanha-a-Nova, até à recente nomeação como Coordenadora do Projeto de Mediadores Municipais Interculturais, teve sob a sua alçada a gestão do Gabinete de Ação Social e Saúde.

Do seu extenso percurso académico e profissional, que já lhe permitiu várias experiências, destaca-se a sua passagem pelo IPCB como professora assistente, a participação em estudos de investigação internacionais,  a criação e funcionamento da Rede Social de Idanha-a-Nova, a gestão de grupos de trabalho, a participação em candidaturas, a aplicação de projetos-piloto de intervenção social, o trabalho com refugiados, o trabalho com a comunidade cigana, entre outras tarefas de exigente complexidade e responsabilidade no âmbito do desenvolvimento de políticas sociais locais.

Sofia Nunes é uma candidata que une a vocação humana com as suas competências sociais e intelectuais, experiente no contacto direto com a população de todo o concelho, no trabalho de 1ª linha, de organização e estruturação de um serviço público e de intervenção cívica.  É reconhecida pelo seu dinamismo, espírito empreendedor e de missão com que se entrega a todos os desafios que abraça.

Hermínio Rodrigues Correia tem 67 anos e uma profunda relação com Oledo, que mantém desde que se casou, há quase cinquenta anos.

Aos 16 anos emigrou para França, onde esteve mais de quarenta anos, num percurso de vida que partilha com tantos neste concelho. Ainda em França, iniciou a sua ligação ao associativismo, que manteve em Oledo. Esteve na génese da ADRO, onde permanece ativo.

A sua experiência de vida sensibilizou-o para a importância da intervenção cívica no desenvolvimento da comunidade.  É um membro dinâmico e empenhado nas iniciativas de carácter social, cultural e desportivo que acontecem na Freguesia.

É reconhecido pelo seu perfil humano e dinâmico, com um papel destacado na integração de novos residentes e na mobilização para o apoio coletivo, em resposta a necessidades sociais que se fazem sentir.

Cordato e ponderado, inspira integridade e confiança junto da população, atributos essenciais para presidir à Assembleia de Freguesia de Oledo.

. Freguesia de São Miguel da Acha

“Idanha Solidária” apresenta candidatas à Freguesia de São Miguel de Acha

A candidatura “Idanha Solidária”, liderada por Armindo Jacinto, do Partido Socialista, continua a preparar as Autárquicas 2021. Para a Freguesia de São Miguel de Acha, apresenta Cristina Geraldes como candidata a Presidente da Junta de Freguesia e Adalgisa Patrícia Dias como candidata a Presidente da Assembleia de Freguesia.

Cristina Geraldes, 49 anos, é natural de São Miguel de Acha.  Licenciada em Sociologia pela Universidade Lusófona, tem um vasto percurso profissional na área das Ciências Sociais e Humanas. Durante 20 anos, desempenhou o cargo de Diretora Técnica no Centro Social e Paroquial de São Miguel de Acha. Com uma elevada experiência em causas sociais e solidárias, Cristina Geraldes é a coordenadora da Rede de IPSS do concelho de Idanha-a-Nova.  É uma candidata com forte ligação à população de São Miguel de Acha, reconhecida pela sua competência e espírito de missão e dedicação à causa pública.

Adalgisa Patrícia Dias, 44 anos, é também natural de São Miguel de Acha. Nascida e criada nesta localidade, fez os estudos superiores na Universidade do Porto, e regressou para aqui construir o seu projeto de vida. Coordena e executa projetos na área do património cultural, da investigação científica, da divulgação e promoção do território. O seu trabalho comunitário está direcionado para os jovens, sendo Comissária na CPCJ de Idanha-a-Nova e Conselheira no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro. Adalgisa Patrícia Dias é a candidata que merece toda a confiança para presidir a Assembleia de Freguesia de São Miguel de Acha.

“Idanha Solidária” apresenta candidatos à União das Freguesias de Zebreira e Segura

A candidatura “Idanha Solidária”, liderada por Armindo Jacinto, do Partido Socialista, apresenta Paulo Pinto como candidato a Presidente da Junta da União das Freguesias de Zebreira e Segura e Max Ruivo como candidato a presidente da Assembleia de Freguesia. Luis Robalo, representante de Segura, integra também a candidatura a esta União de Freguesias para o cargo de Secretário da Junta.

Paulo Pinto

 Paulo Pinto, 43 anos, é natural de Zebreira, nascido e criado na localidade. Há 19 anos que desempenha com dedicação, empenho e forte sentido de responsabilidade a função de Técnico de Desenvolvimento Local na ADRACES. O seu trabalho confere-lhe uma vasta experiência na cooperação com as instituições locais, nacionais e transfronteiriças através da conceção e implementação de dinâmicas de animação territorial para a promoção e estímulo do empreendedorismo local. Paulo Pinto é um candidato jovem, com forte ligação ao território, reconhecido pelo espírito de missão e gosto pela promoção e desenvolvimento da terra que o viu nascer. Empreendedor, através da dinamização de uma atividade económica na Freguesia, revela ainda forte sentido comunitário direcionado para as causas sociais, exercendo as funções de tesoureiro no Centro Cultural e de Bem-Estar Social da Zebreira e de professor voluntário de Informática em Academias Seniores da região.  É sociável, assertivo e com forte capacidade de trabalho em equipa e competências de implementação de projetos e ações territoriais que têm contribuído para a modernização e competitividade de diferentes dimensões de intervenção: económica, social, ambiental e cultural.

Luis Robalo, 55 anos, é natural e residente em Segura. Depois de uma carreira militar como Sargento do Exército Português, atualmente é empresário em nome individual, na área da agricultura. Neste sector tem desempenhado um papel ativo na promoção do associativismo. É Presidente da BIORAIA – Associação de Agricultores Biológicos da Raia e Vice-Presidente da Coopidanha – Cooperativa Agro-Pecuária do Planalto Raiano. Com a sua atividade nestas organizações, Luis Robalo tem-se empenhado na defesa e promoção dos empresários do concelho e da região.

Max Ruivo, 33 anos, é natural de Zebreira. Licenciado em Psicologia pela Universidade da Beira Interior e Mestre em Psicocriminologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, tem desenvolvido o seu percurso profissional na área de intervenção social, integrando atualmente a equipa técnica do projeto “Gente Raiana”.  Jovem e com forte ligação às suas raízes, promove, desenvolve e participa ativamente nas iniciativas de cariz social, cultural e desportivo da comunidade. Max Ruivo é um candidato que inspira confiança, honestidade e integridade, características fundamentais para o cargo de Presidente da Assembleia da União das Freguesias de Zebreira e Segura.

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova, Política com as tags , , , , , , , , . ligação permanente.