Proença-a-Nova, Hortas Pedagógicas são novidade no regresso às aulas

Hortas pedagógicas são novidade no regresso às aulas

Os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo das Escolas Básicas de Proença-a-Nova e de Sobreira Formosa têm à sua disposição a partir desta segunda-feira, 15 de março, uma horta pedagógica que será integrada nas suas atividades escolares e que esteve a ser construída e preparada durante o período em que estiveram na modalidade de aulas online devido ao Estado de Emergência e ao confinamento geral da população provocados pela crise de saúde pública. Para João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal, “estas hortas, requeridas pelos docentes do 1º Ciclo, são espaços de elevado conteúdo pedagógico, onde os professores poderão desenvolver diversos conteúdos programáticos de forma prática e agradável aos alunos, criando-lhes valores de autoestima, responsabilidade cívica e ambiental”. Em fase de preparação encontra-se a horta pedagógica na Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, prevendo-se a sua utilização a partir do momento em que regressem os alunos, previsto para 5 de abril, depois da pausa letiva da Páscoa.

Integrada no “HUB das Ciências” do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, esta iniciativa pretende desenvolver de uma forma mais eficiente alguns conceitos que são lecionados na escola, oferecendo um espaço complementar para a prática do ensino das ciências experimentais, especificamente de conteúdos e matérias na área das Ciências Naturais, proporcionando atividades lúdicas e simples que cativem a atenção e despertem a curiosidade, promovendo hábitos de estudo e autoaprendizagem.

Paralelamente, pretende-se ainda sensibilizar os alunos para uma alimentação e estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Proença-a-Nova com as tags , , . ligação permanente.